FISIOLOGIA DAS DIETAS - O que acontece com o seu corpo quando você faz dietas restritivas?
- Paula Teixeira
- 23 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Você já pensou sobre o que acontece com o seu organismo quando você faz dietas restritivas?

Esse infográfico foi feito pela neurocientista Sandra Aamodt, e ele trás um resumo das alterações fisiológicas da dieta.

Esse infográfico descreve resumidamente as alterações que as dietas restritivas ocasionam no nosso organismo em 5 tópicos principais:
Alteram o centro da fome e da saciedade;
Fazem com que alimentos mais calóricos pareçam mais atrativos;
Aumentam nosso hormônio de fome;
Diminuem os nossos hormônios de saciedade;
Alteram nosso SET POINT do peso.
Agora, se questione: Quantas dietas você já começou e parou? Se você somar todo o peso que já perdeu, quanto seria?
As dietas diminuem o nosso metabolismo
Quando diminuímos a energia disponível para o nosso corpo, nosso organismo precisará diminuir o gasto calórico.
Se fossemos um carro, por exemplo, sem energia (gasolina), nós não andaríamos! Mas como seres humanos, mesmo com pouca energia o nosso corpo anda e tem que realizar outras atividades rotineiras para nos manter vivos.
O que ocorre é que, com o tempo, o nosso corpo passa a ficar mais eficaz em gastar menos energia para realizar as mesmas tarefas. Logo, o nosso metabolismo tenta se adaptar a baixa de energia.
Os estudos mostram que o fato de restringirmos nossa alimentação, faz com que o nosso metabolismo diminua com o passar do tempo.
2. As dietas tornam os alimentos mais atrativos
O nosso corpo aumenta o nosso desejo por alimentos mais calóricos porque ele sabe que é mais fácil retirar energia desse tipo de alimento.
Portanto, o descontrole por certos alimentos, como doces, é fisiológico. Ele é regulado pelo nosso corpo e pode ser decorrente de uma alteração fisiológica causada pela dieta.
3. Aumento do hormônio da fome, diminuição do hormônio da saciedade e mudança do SET POINT
A dieta causa aumento do hormônio da fome, e uma considerável diminuição do hormônio da saciedade. Ou seja, é como se você estivesse regulado para comer mais, e ter menos satisfação.
O seu corpo tem medo de ficar sem comida novamente e acaba por mudar o seu SET POINT, regulando seu peso para cima, para assim estocar energia.
Conclusão
Em suma, as dietas restritivas possuem um impacto enorme nas mudanças fisiológicas do nosso corpo, e em maioria, os objetivos se tornam inalcançáveis em decorrência dos efeitos contrários que ela gera no nosso sistema.
Como sempre reforço, é de extrema importância aprendermos a nos conectar com as sensações geradas em nosso organismo, e nos motivarmos a comermos os alimentos que nos fazem bem enquanto indivíduos. Logo, a proibição não funciona!
Quer mais informações sobre o assunto? Abaixo, vídeo completo, com mais detalhes pra vocês!
Comentarios